Yuri Collaço

Yuri Collaço

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

ESPORTES DE VERÃO: FRESCOBOL



Nas férias e longe de casa sempre podemos praticar ou adaptar alguma atividade física para mantermos nosso corpo e mente ativos!

Frescobol, surfe, futebol, vôlei, caminhada, corrida. Na praia, tudo isso é sinônimo de lazer. Mas enquanto nos divertimos, também podemos movimentar o corpo, trabalhando os músculos, ganhando resistência física e queimando calorias. 


Hoje irei falar um pouco sobre o frescobol e seus benefícios.


Frescobol é um esporte tipicamente praiano, criado no Rio de Janeiro no século 20. É jogado por dois ou mais jogadores e pode ser praticado em qualquer lugar. No campo, em um sítio ou até mesmo no quintal de casa.


O frescobol é fonte de diversão e é considerado uma leve malhação, pois nessa atividade você tonifica braços e panturrilhas, pernas e glúteos, desenvolve força e coordenação motora, trabalha as articulações dos ombros, braços e joelhos e ainda dá mais resistência ao sistema cardiovascular.


Você precisa pular, abaixar, se esquiivar e correr para rebater a bola. E no meio dessa correria e agitação, você queima até 400 calorias por hora. Se estiver na praia ainda pega uma corzinha, só não vale esquecer do filtro solar e da garrafinha de água para hidratar-se.





Existem quatro estilos de Frescobol:

Livre: 

- Os jogadores mantêm a bola no ar pelo maior tempo possível.


Veloz:

- É vencedora a equipe que em um minuto, executar o maior número de toques na bola.- É jogado contra o relógio.


Radical:

Os jogadores mantêm a bola no ar pelo maior tempo possível.- Devem também realizar a maior quantidade possível de ataques por cada atleta, sendo estes: potentes, precisos e em ambos os lados.


Especialista:

Os jogadores mantêm a bola no ar pelo maior tempo possível.- Devem definir um especialista em defesas e outro(s) em ataque.- Os especialistas em ataque devem executar a maior quantidade possível de ataques, sendo estes: potentes, precisos e em ambos os lados. 




Cuidados necessários:


Não há restrição de idade, peso, altura ou sexo. O frescobol só deve ser evitado por pessoas com problemas articulares e de coluna, já que força ombros e joelhos. 


E lembre-se, pratique sempre respeitando o espaço dos outros banhistas na beira da praia. 


Um comentário:

  1. Ótimas orientações.
    Meu irmão pratica frascobol, vou mostrar este artigo, do sobrinho dele, para ele.
    Parabéns, filho.

    ResponderExcluir